Delírios de Consumo Infantil!


Desde criança ao ver algo que fazia brilhar meus olhos delirava, quando podia tocar o que queria, meu coração batia forte, adorava sentir os cheirinhos principalmente das bonecas, e as musiquinhas que embalavam os comerciais de brinquedo eram o máximo.

Nesta época o meu maior consumo se resumia a brinquedos. Recordo-me que o consumo não era tão exagerado como nos dias atuais e pais não usavam deste artifício para suprir a falta que fazem a seus filhos. Aniversário, dia das crianças e natal eram esperados contando os dias na folhinha, para ganhar o tão desejado e esperado Delírio de Consumo.

Guardo na memória momentos de pura magia. Meu pai adorava esconder os presentes, os embrulhos, era uma grande alegria.

Vou descrever alguns delírios de consumo que guardo na memória. São lembranças inexplicáveis que mistura nostalgia, alegria, brincadeiras, aprendizado. Um sentimento de saudade que me faz recordar os barulhinhos, cheirinhos enfim todo encantamento que aqueles brinquedos me proporcionaram.

 
Aquaplay:
Meu Deus! Quantas horas passei brincando com este joguinho. Este brinquedo era uma pequena torre cheia de água, com dois ou três pequenos pinos, a meio, onde tinha que enfiar argolas de quatro cores, amarelo, azul, verde e vermelho os meus preferidos. Só de lembrar vem aquele barulhinho que a água fazia cada vez que pressionávamos o botão para acertamos uma argolinha. Botão este que ao fim do dia pedia socorro para ter algumas horas de descanso. Jogava sozinha ou na casa da minha avó materna disputando com minhas primas.

Fofão:
Foi amor à primeira vista! Apesar de ter aquelas bochechas enormes e não ser tão provido de beleza eu adorava o Fofão, pois tinha uma simpatia imensa pelo Balão Mágico. Quando íamos viajar meu pai sempre colocava a fita cassete deste grupo. Sabia cantar todas as músicas que marcaram profundamente minha infância e me lembra muito meu pai. Bom, mas voltando ao Fofão lembro-me que minha mãe não queria comprar, mas acabou cedendo depois que fiquei doente e olha que nunca tive problemas com lombriga, mas como disse foi amor à primeira vista.

“Sou feliz, por isso estou aqui
E também quero viajar nesse balão
Super fantástico, no balão mágico
O mundo fica bem mais divertido”

Pula Pirata:

Um barril, um pirata, varias espadas e muito suspense!

Cada vez que o pirata saltava de dentro do barril era um susto. Ninguém queria deixar o pirata pular para fora do barril, brincava com minhas primas, não tinha este brinquedo, mas era um dos meus sonhos de consumo.



Bicicleta Ceci Caloi:
Quando ganhei minha bicicleta montei junto com meu pai, ela era vermelha, tinha cestinha, garupa e rodinha. Minha primeira experiência com ela era: - Cada pedalada um tombo! Como era muito chorona, imagino que meu pai deve ter se arrependido de me dar àquela bicicleta.



Boca Rica:
Cofre em forma de boneco tinha olhos e bracinhos. Este jogo era um dos meus preferidos, com sua “barriga” transparente conseguia ver as moedinhas caindo. A hora mais esperada é quando ela se abria e cuspia todas as moedinhas.


Barbie:
Esta boneca era o sonho de todas as meninas e comigo não era diferente. Adorava tirar ela da caixa, com o cheirinho de novo e cabelo penteado, porque depois de alguns meses de uso, seu cabelo estava esbugalhado. Atualmente me dei conta que a minha brincadeira de Barbie se resumia em montar a casinha e separar as roupinhas. Mas meu Delírio de Consumo, era ter  a coleção completa da Barbie. Sonhava que estava no programa de Silvio Santos, Portas da Esperança e quando elas se abriam lá estava à coleção inteirinha, tudo cor-de-rosa.

Pogobol:
Um brinquedo feito para sair saltitando por ai! Era prender a bolinha com os pés na bola e IUPIIIII sair pulando.


Estojo Automatico :
Tinha: cola transparente, tesoura sem corte, termômetro, apontador, borracha, régua, lupa, clipes, abria dos dois lados e meus lápis nunca cabiam dentro dele. Era o máximo apertar o botãozinho e uma parte do estojo se abria.

 

Galinha da Magi:

Branca com pintinhas azuis trazia uma felicidade danada, a gente apertava as costas ela se abaixava e botava um ovo branquinho.



Xuxa:
Acordava todas as manhas e escutava

“Quem quer pão, quem quer pão, quem quer pão

Que tá quentinho, tá quentinho, tá quentinho

Tão gostosinho, gostosinho, gostosinho

Quero mais um, mais um!”

Meu sonho era dar uma voltinha na nave espacial, tinha todos os discos, passava horas cantando com o microfone, apertava um botão e acendia o nariz vermelho.


Pipoqueira:

Era só colocar o milho que era esquentado pela luz e de repente Ploc! Ploploc! Ploc! começava o estouro.

 


Tazo:
Era um vício, varias vezes só comprava o salgadinho para pegar o tazo. Depois ficava com a mão toda vermelha de tanto brincar de batê-los. Quanto mais tinha, mais queria ter! Logo comíamos toneladas de salgadinho!


Mola Maluca
Tinha uma que era de plástico azul e lilás e outra que era de ferro vinho. Adorava brincar colocava na escada e deixava-a descer sozinha.

 

Atari e Turbo Game:

O primeiro vídeo game que joguei foi Atari, adorava os joguinho. Mas o primeiro que tive foi turbo game, lembro de varias e varias fitas que assoprei, adorava a do tico e teco e da pequena sereia.

 

 Lá Lé Lí Ló Lú Patinadora:
Esta boneca foi especial, nunca vou me esquecer, pois ganhei no ultimo Natal que acreditei em Papai Noel. Estava na casa da minha avó materna, chamaram as crianças para dentro. De repente escutamos o sininho tocando, saímos lá fora e encontramos os presentes. Minha prima ficou muito brava, pois ela não queria ter ganhado um patinadora, mas sim uma bolinha de sabão. Ela falava:

- O papai Noel errou, eu não queria esta boneca.

Mas depois lá estávamos nos brincando com a boneca e cantando a musiquinha do comercial:

“Lá, lé, li, ló, Lu Patinadora! Lá, lé, li, ló, Lu Patinadora.

De roupinha esporte ela brinca, ensina você a patinar.

Tem cotoveleira? Tem! Capacete, joelheira?

Tem tem! Lá, lé, li, ló, Lu Patinadora!”


Ioiô da Coca-cola:
Juntei as tampinhas e mais alguns reais ou cruzeiros? Troquei pelo meu ioiô, era craque, jogava de vários jeitos e ele estava comigo em todos os lugares.



Para finalizar, não poderia esquecer de alguns delírios de consumo que esteve presentes na minha infância:

Se você sentiu saudade, com certeza você teve infância e muitos Delírios de Consumo.
Beijos!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o seu blog, me lembro apenas de alguns. ADOREI!

Postar um comentário